Você talvez já tenha se perguntado ou pelo menos teve curiosidade em saber porque mulheres não ficam carecas. Elas vivem preocupadas com a queda de cabelos e tudo mais, no entanto será que realmente essa preocupação é necessária ou é só mais uma frescurinha de mulher ?
Tudo culpa do di-hidro-testosterona (DHT), esse hormônio é o grande responsável pelo afinamento dos fios e conseqüente queda, mas ele não é o único responsável. Afinal se a pessoa não tiver receptores celulares sensíveis ao DHT no couro cabeludo, o hormônio não age. E o que define a sensibilidade desses receptores é a herança genética. A diferença é que mulheres produzem muito menos testosterona que homens e, portanto, mesmo que tenham predisposição genética, não têm DHT suficiente para produzir uma devastação tão grande na cabeleira - o mais comum é que o cabelo fique fininho, como o de um bebê, e não chegue a cair.
Outra diferença entre os dois sexos é a posição dos bulbos capilares (de onde sai cada fio de cabelo) e, portanto, a calvície também é diferente. "No homem, a queda de cabelo começa pela região da fronte, com as famosas entradas, e no vertex (aquele ponto no topo da cabeça onde os fios se encontram). Nas mulheres, a alopecia fica mais concentrada bem no topo da cabeça", diz a dermatologista Eniude Borges, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).
Então mulherada pode ficar tranqüilas que no máximo você terão uma diminuição no volume do cabelo, ficar careca parece que infelizmente é coisa de macho.
Artigo direto da Mundo Estranho, veja-o completo clicando aqui.
Compartilhe com seus amigos nas redes sociais