Pense em como seu humor pode ser poderoso e enganador. A maioria das pessoas quando estão de bom humor, sentem que em geral curte a vida. Ficam seguros, responsáveis, razoavelmente felizes, otimistas e tranqüilos. Gostam dos amigos e delas mesmo, quando pensam em algum problema e estão de bom humor tem uma confiança relativa de que irão resolve-lo. Quando alguém diz alguma coisa ofensiva e você está com o humor pra cima, pode até não gostar muito, mas enfrenta bem, porque tem paciência e pelo menos alguma objetividade em relação às coisas.
No entanto, pense em como você reage exatamente as essas mesmas situações quando seu humor está ruim, quando está inseguro, deprimido, com raiva ou com medo. A sua vida parece insuportável e, para onde quer que olhe só ver estresse. Provavelmente não gosta de você, nem dos seus amigos, seus pais, professores ou qualquer pessoas. Tende a levar as coisas para o lado pessoal e não gosta de sua aparecia. Pode até ficar mais crítico em relação aos outros quando está de "baixo astral". A escola parece um aborrecimento e até os problemas relativamente pequenos podem parecer insuportaveis.
E o que é estranho é que seus sentimentos quando está deprimido parecem muito exatos e realistas, como se o que estivesse vendo e sentindo fosse a realidade. Somos todos assim.
Mas espere um minuto ! o que isso indica ? Os mesmos problemas , desafios , corpo, pais, dever de casa, brigas, professores, irmãos, e assim por diante - parecem bem diferentes, dependendo do seu estado de humor. Em outras palavras. Quando você se sente "desligado" ou na "fossa", a sua visão e o modo como vivencia tudo fica prejudicados. Normalmente faz com que as coisas pareçam piores do que são. Nos estados mais depressivos você será sempre mais sensível, pessimista e negativo. Levará tudo para o lado pessoal e ficará frustrado com mais facilidade.

O truque é o seguinte. Quando estiver deprimido, com raiva, mal, muito sério, com medo ou qualquer coisa assim, em vez de confiar no que você sente, levar isso muito a sério e reagir de acordo, veja se consegue suspeitar só um pouco do modo como vê as coisas. Em vez de ficar se culpando ou culpando os outros, ou as circunstâncias, ou a sua vida, pelo modo que está se sentindo, ponha pelo menos um pouco de culpa no seu devido lugar... no seu estado de humor. Lembre-se que se estivesse com um humor melhor estaria encarando as coisas de outro jeito bem diferente.
Em vez de dizer "Eu odeio minha vida", diga para si mesmo: "É claro que parece que odeio minha vida- meu humor está realmente péssimo agora. Sou sempre mais negativos em relação a tudo quando estou de baixo astral. Mas sei que não vou me sentir assim quando melhorar". A idéia é ser o mais paciente possível quando estiver assim. Procure não agir de forma radical, não tomar decisões importantes, não tentar resolver seus problemas, não querer entender sua vida, nem discutir quando estiver deprimido, porque não terá bom senso e compaixão, ou sabedoria para isso.

É difícil porque quando você está mal, é exatamente nessa hora que vai querer tentar esclarece tudo, porque é nesse momento que as coisas parecem muito mais urgentes e importantes. No entanto se puder ter paciência quando estiver na fossa, e procurar não reagir ou entrar em pânico, em muitos casos seu humor começará a mudar, talvez até fique bom de novo sozinho e você acaba tomando uma decisão mais sensata. E a medida que for melhorando, tudo parecerá bem menos ruim.
fonte: Livro de auto ajuda: Não faça tempestade em copo d`agua para adolescentes. Livro que recomendo a todos os meus leitores.
Compartilhe com seus amigos nas redes sociais