quinta-feira, 24 de março de 2011

Dr. House - Ficção x Realidade - parte 2.

0 Comentários
Como foi citado no post anterior nem tudo na série é ficção. Ao contrário! Os produtores da série contam com uma equipe de consultores formada por médicos renomados, justamente para evitar deslizes e manter um pé muito bem fincado na realidade. Certas doenças malucas com as quais House já se meteu podem até parecer invencionices. Mas existem de verdade, e só viram episódios graças ao trabalho desse time.






Realidade - Quimera humana.


Um menino de 7 anos é internado com um misterioso sangramento. Ele diz que foi abduzido por extraterrestres, mas a equipe suspeita de abuso sexual. Ao examiná-lo, os assistentes de House encontram um pedaço de metal cravado em sua nuca - e todo mundo fica com uma cara ainda mais apalermada de interrogação. Alguns exames depois, descobre-se que o garoto apresenta DNA diferente em certas partes do corpo. Seria um mutante? Ou pior: será que a história de contato com ETs começa a fazer sentido? Que nada. Entra em cena Doutor House para descobrir que o menino é aquilo que os cientistas chamam, na vida real, de quimera humana - um caso raro de desordem genética, registrada não mais do que 40 vezes no mundo todo desde que foi identificada pela primeira vez, em 1953.


Realidade - A síndrome da mão alienígena.

Na 5a temporada, outra doença esquisitíssima, mas que existe de fato, também rendeu episódio: a síndrome da mão alienígena. Um sujeito aparece no hospital sem qualquer controle sobre a mão esquerda. Ela parece ter vontade própria, colocando o pobre coitado nas situações mais constrangedoras. Pouco a pouco, House vai decifrando o mistério. Descobre que o lado direito do cérebro do paciente, que controla os movimentos do lado esquerdo do corpo, apresenta uma disfunção. E é exatamente assim que, no mundo real, a síndrome se manifesta.


Quando assistir ao próximo episódio de House, portanto, lembre-se do que acaba de ler nesta reportagem. Alguns dos maiores mistérios da medicina real são surpreendentemente bem abordados na série.


Não deixe de conferir a parte final desse artigo. 
Dr. House - Os gênios por trás do gênio - Final.

Compartilhe com seus amigos nas redes sociais

Deixe seu Comentário